Notícias de 2024

No Encontro de Bandas na Azambuja a Banda Filarmónica da AMUT fez abrir o sol

Centro Cultural Azambujense celebrou os seus 123 anos com um Encontro de Bandas onde a Banda Filarmónica da AMUT teve o gosto de participar


No passado dia 4 de maio, as ruas da Azambuja foram preenchidas com o som vibrante das bandas filarmónicas convidadas para celebrar o 123.º aniversário do Centro Cultural Azambujense. O evento, que começou cerca das 15:30h, contou com a participação entusiasta da comunidade local, que se juntou para apreciar a música e a arte das bandas participantes.


O encontro começou com a realização de arruadas por todas as bandas pelas ruas da cidade, onde os músicos demonstraram o seu talento e paixão pela música. No local do encontro, os hinos das bandas participantes ecoaram pelo ar, enchendo os corações dos presentes com orgulho e alegria. A Banda Filarmónica da AMUT foi bastante aplaudida pela execução do seu hino.


Entre as bandas que participaram neste evento especial estiveram a Banda da Sociedade Filarmónica de Santo Estêvão, dirigida pelo Maestro João Raquel; a Banda da Juventude Musical Ponterrolense, dirigida pelo Maestro Pedro Carimbo; a Banda Filarmónica da AMUT, dirigida pelo Maestro Joaquim Silva; e a Banda do Centro Cultural Azambujense, dirigida pelo Maestro Rui Sousa; esta última atuando como anfitriã do encontro.


Apesar da incerteza do tempo, com a chuva a ameaçar e chegando mesmo a cair, o público permaneceu firme, demonstrando o seu apoio e apreço pelo esforço das bandas. Após o concerto da Banda Filarmónica da AMUT o sol brilhou, como se a própria natureza quisesse celebrar a harmonia e a música.


Mais uma vez, a Banda Filarmónica da AMUT foi especialmente elogiada pela sua união e trabalho árduo, recebendo os aplausos calorosos do público e reconhecimento dos seus pares. Mais um detalhe a assinalar neste evento, foi o transporte dos músicos pela primeira vez realizado em parceria com a Sublime Journey Turismo, que proporcionou uma experiência confortável e segura para os músicos, diretores, colaboradores e familiares que se deslocaram à Azambuja, contribuindo para o sucesso do evento.


Fica assim registado um evento que não só celebrou uma data importante para o Centro Cultural Azambujense, mas também fortaleceu os laços culturais e comunitários através da música.


06 maio 2024

Banda Filarmónica da AMUT abrilhanta as celebrações do 106.º Aniversário do 1.º de Maio FC Sarilhense

Mais um ano, a Banda Filarmónica da AMUT foi até Sarilhos Pequenos para uma arruada e o hastear das bandeiras no aniversário do 1.º de Maio FC


No dia 1 de Maio a Banda Filarmónica da Academia Musical União e Trabalho encheu as ruas de Sarilhos Pequenos com melodia e festividades, em honra ao 106.º Aniversário do 1.º de Maio Futebol Clube Sarilhense. Cerca das 10:00h, os músicos deram início a uma arruada, acompanhada pelo hastear solene das bandeiras do clube e nacional.


Entre as notas musicais que ecoaram pelas ruas da vila, destacaram-se as vibrantes marchas de rua “Filarmonia” de Afonso Alves, “Lira 2003” de Amílcar Morais e “Artave” de Alexandre Fonseca, homenageando a longa história e tradição do clube desportivo local. O momento solene do hastear das bandeiras foi marcado pela execução exemplar do hino nacional.


A chuva que se fez sentir por um breve período não impediu o espírito festivo e de celebração que se fez sentir já no campo do 1.º de Maio onde os parabéns foram entoados com fervor pelos atletas, sócios e diretores presentes, reforçando os laços de comunidade e o apoio ao desporto local.


Este evento, que reuniu moradores e amantes da música e do desporto, e que contou com a presença da Banda Filarmónica da AMUT, marcou uma bonita celebração da cultura e tradição de Sarilhos Pequenos, enaltecendo a importância do 1.º de Maio FC Sarilhense na vida da comunidade.


02 maio 2024

50 anos do 25 de Abril celebrados com grande espetáculo na AMUT

Concerto comemorativo dos 50 anos da Revolução une Banda Filarmónica da AMUT e Grupo Coral do Montijo


Na celebração marcante do quinquagésimo aniversário do 25 de Abril, dois grandes exemplos da cultura local uniram-se para proporcionar um excelente espetáculo à comunidade de Sarilhos Grandes e arredores. A Banda Filarmónica da Academia Musical União e Trabalho, dirigida pelo Maestro Joaquim Silva, e o Grupo Coral do Montijo, dirigido pelo Maestro José Balegas, convergiram os seus talentos para um concerto especial, numa tarde de reverência à liberdade e à História do nosso país.

Como habitualmente, o evento organizado pela AMUT iniciou-se com uma pequena arruada ao som da marcha “A Life On The Ocean Wave”, de Henry Russel, que ficou conhecida como a Marcha do MFA. Já no salão da AMUT, o Grupo Coral do Montijo abriu o espetáculo com a sua atuação a solo. Depois de se escutar José Carlos Ary dos Santos a declamar “Poeta Castrado, Não”, a Banda Filarmónica da AMUT iniciou a sua atuação com a Canção Heróica de Fernando Lopes Graça, “Acordai”, sendo acompanhada pelo Grupo Coral do Montijo que, mais adiante, acompanhou a Banda também em “A Formiga no Carreiro”. Continuando a homenagem a José Afonso, cantor de intervenção de importância irrefutável, a Banda Filarmónica da AMUT, acompanhada pela voz de Diogo Gomes, interpretou também “Os Vampiros” e “Recordar ZecAfonso”. Antes de terminar o espetáculo com “Grândola, Vila Morena”, interpretada pela Banda da AMUT em conjunto com o Grupo Coral do Montijo e acompanhados pelo público presente, Diogo Gomes interpretou ainda “Tourada” de Ary dos Santos e Fernando Tordo.

Este espetáculo visou não apenas homenagear as conquistas e os valores que o 25 de Abril simboliza, mas também fortalecer os laços comunitários através da música. Assim, este encontro entre a Banda Filarmónica da AMUT e o Grupo Coral do Montijo foi mais do que uma simples apresentação musical; foi um tributo vivo à coragem e à determinação do povo português, e uma celebração da arte como veículo de união e transformação social.

O evento contou com grande adesão por parte da comunidade, convidada a participar deste momento histórico, onde a música se tornou a voz da memória e da esperança, recordando os feitos do passado e inspirando o futuro.


01 maio 2024

Banda Filarmónica da AMUT abrilhanta Corrida de dia 18 de maio

A AMUT fez-se representar na apresentação oficial da temporada tauromáquica Montijense de 2024 


No passado Sábado, dia 06 de abril, Diretores, Colaboradores e o Maestro Joaquim Silva representaram a AMUT na apresentação oficial da temporada tauromáquica Montijense de 2024 pela empresa Toiros com Arte na Montijo Arena.

A apresentação decorreu na Monumental Amadeu Augusto dos Santos e foi iniciada com a intervenção do Senhor Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Montijo (SCMM), Ilidio Massacote, que além de partilhar as grandes expectativas que a SCMM está a depositar nesta temporada, assinalou também a novidade que este ano se apresenta, entre outras, de ambas as Bandas Filarmónicas existentes no concelho do Montijo, a Banda Filarmónica da Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes e a Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro do Montijo, terem uma participação equitativa no que respeita a abrilhantar as Corridas, à semelhança do que vem acontecendo com os grupos de forcados existentes no Montijo. Esta mesma ideia foi reafirmada e elogiada pelo Senhor Vereador da Câmara Municipal do Montijo, José Manuel dos Santos, que interveio a seguir ao Senhor Provedor e que saudou esta iniciativa da SCMM, manifestando também as expectativas do Munícipio para o sucesso de mais uma temporada.

O primeira Corrida, que se realiza já no próximo dia 18 de maio, pelas 16:00h, estará a cargo da Banda Filarmónica da AMUT que após ter conhecido o Cartel apresentado no sábado encontra-se já a alinhar o repertório de pasodobles que irá performar durante a mesma, pretendendo que este seja o mais personalizado possível de acordo com os intervenientes.

Este é mais um desafio que aceitamos com a motivação que nos caracteriza, mas também um reconhecimento do trabalho que a Banda Filarmónica da AMUT tem vindo a realizar, e que muito nos apraz. A AMUT deixa a garantia de que se apresentará com a dignidade que imprime em todos os serviços que realiza, esperando abrilhantar a Corrida de forma que agrade a todos os intervenientes e ao público presente.


09 abril 2024

AMUT reconhecida como Clube de Kempo pela Federação Portuguesa de Lohan Tao Kempo

FPLK atribui o estatuto de clube afiliado à AMUT passando esta a estar homologada para a prática de Kenpo


No início deste ano a Federação Portuguesa de Lohan Tao Kempo (FPLK), com sede nas Caldas da Rainha e reconhecida com o estatuto de Utilidade Pública e Utilidade Pública Desportiva, certificou a Academia Musical União e Trabalho (AMUT) como clube afiliado, por cumprir os requisitos por esta Federação exigidos.

A AMUT passa assim a ter o número de clube afiliado C.n.º 0551 e passa assim a estar legalmente homologada para a prática de Kempo/Kenpo, assim como as Divisões por esta tuteladas. 

Para efeitos de representação perante a FPLK, o responsável é o Instrutor Jorge Lobo, sendo esta certificação como clube afiliado válida até Dezembro de 2024.

Para saber mais sobre a modalidade de Kenpo na AMUT, clique aqui.


01 abril 2024

AMUT recebe Luis Martelo para preparar espetáculo

Luis Martelo esteve reunido com a Direção da AMUT na sua sede com o objetivo de começar a preparar o espetáculo de Outubro

Foi com enorme gosto que, na última quarta-feira (27 de março) à noite, a Direção da AMUT recebeu na sua sede a visita do Trompetista Luis Martelo que, estando em Portugal para realizar mais um espetáculo da sua tour com Bandas Filarmónicas: Além das Notas - Sinfonia da Superação, não quis deixar de reunir pessoalmente.

Além dos Diretores e do Luis, a reunião contou ainda com a presença de alguns dos Colaboradores da AMUT e do Maestro da sua Banda Filarmónica, Joaquim Silva, e teve como principal objetivo dar início ao desenho do espetáculo que ambos irão realizar no dia 26 de outubro de 2024, pelas 21:30h, no Cinema-Teatro Joaquim D’Almeida no Montijo (consulte a Agenda da AMUT), o qual irá marcar o encerramento da tournée que Luis Martelo tem vindo a fazer um pouco por todo o país com várias Bandas Filarmónicas nacionais.

Uma noite muito produtiva, marcada por trabalho frutífero, onde não faltaram momentos de bom convívio e amizade Filarmónica que o Luis tão bem conhece também. No final da reunião, a despedida foi com a certeza de que iremos todos ter muito trabalho pela frente, do qual resultará, sem qualquer sombra de dúvida, um espetáculo inesquecível. Por ora não podemos adiantar as surpresas que estamos a preparar para o nosso público.

O Luis Martelo segue na sua tour e este fim de semana poderá ser ouvido no Sábado, dia 30, pelas 21:30h no Teatro Miguel Franco em Leiria, acompanhado pela Filarmónica do Arrabal, com direção do Maestro Pedro Ralo, a quem deixamos o nosso abraço filarmónico e os desejos de grande sucesso para toda a Banda.


28 março 2024

Banda Filarmónica da AMUT abre a época de Procissões

Pelo terceiro ano consecutivo, a Procissão do Senhor dos Passos em Alhos Vedros contou com a música da Banda Filarmónica da AMUT


No último Domingo, dia 24 de março de 2024, durante a tarde, a Banda Filarmónica da AMUT regressou a Alhos Vedros para tocar na tradicional Procissão do Senhor dos Passos.

Esta Procissão, que acontece no Domingo de Ramos que antecede a Semana Santa, pretende invocar a memória do trajeto percorrido por Jesus Cristo desde a sua condenação à morte até ao seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a Banda Filarmónica da AMUT é convidada pela Paróquia de Alhos Vedros e pelo Sr. Padre Nuno Pacheco para acompanhar esta Procissão, sendo com todo o gosto e amizade que a Banda cumpre este serviço.

Durante a Procissão, a Banda abrilhantou os momentos em que o Sr. Padre Daniel (originário dos Camarões, e que foi convidado pelo Sr. Padre Nuno para vir conduzir esta Procissão, acompanhado pelo Sr. Padre Herman) dirigiu algumas palavras ao paroquianos sobre o significado da Procissão e as ilações que dela podemos tirar para a nossa vida quotidiana, incluindo a importância de, à semelhança do que Verónica fez quando limpou a cara a Jesus Cristo no Calvário, ajudarmos o próximo.

A Procissão do Senhor dos Passos foi também marcada por várias estreias. Além da Banda da AMUT ter estreado o novo repertório de Marchas de Procissão na rua, tivémos também a estreia da nossa “mascote”, o elemento mais novo da Banda, a nossa flautista Inês Pestana que realizou a sua primeira Procissão. 

Essencial ao bom decorrer de mais este serviço foi também a presença sempre assídua dos Colaboradores da AMUT que não deixaram que faltasse o apoio necessário aos músicos durante a Procissão, estando sempre atentos para quando alguém precisasse de se refrescar.

A tarde de serviço terminou com o habitual convívio entre músicos e organização, onde Direção, Músicos e Colaboradores puderam, mais uma vez, testemunhar a amizade que o povo e os paroquianos de Alhos Vedros têm para connosco, não nos tendo poupado a elogios. Da parte da AMUT, fica também o agradecimento ao Sr. Padre Nuno, à Dra. Carina Carrilho, e a todas e todos que fazem parte da organização por mais uma excelente receção. 


25 março 2024

Banda Filarmónica da AMUT emociona em concerto na Igreja de Alhos Vedros

Acompanhada pela vozes de Silvana Faustino e Diogo Gomes a Banda da AMUT recebeu mais uma vez o aplauso do público.


No passado Sábado, dia 02 de março de 2024, apesar da tarde chuvosa que se fez sentir, a Igreja Matriz de São Lourenço em Alhos Vedros encheu-se para ouvir o concerto da Banda Filarmónica da Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes, acompanhada pelas vozes de Silvana Faustino e Diogo Gomes.

Este é o segundo concerto que a Banda da AMUT realiza nesta Igreja, a convite do Sr.º Padre Nuno Pacheco, com o objetivo de angariar fundos para as obras necessárias na mesma, à semelhança do que já tinha acontecido em maio do ano passado.

A alegria dos paroquianos em poder voltar a ouvir a Banda da AMUT e a voz de Silvana Faustino foi clara ao não sobrar um único lugar sentado na Igreja, tendo algumas pessoas permanecido de pé para poderem assistir ao espetáculo.

Além de um repertório novo, completamente diferente do realizado em 2023, com a estreia de diversas marchas de procissão que entram no reportório da banda em 2024, houve ainda a oportunidade para o Diogo Gomes cantar pela primeira vez na Igreja de Alhos Vedros.

Numa tarde que acabou por ser de emoções fortes, a Oração, interpretada pela Banda da AMUT e pela voz de Diogo Gomes foi o momento alto, tendo deixado a maioria do público, maestro, e músicos emocionados.
Como não poderia deixar de ser na Paróquia de Alhos Vedros, o concerto terminou com o Hino da Paz, cantado por Silvana Faustino e Diogo Gomes, a quem se juntaram os paroquianos presentes.


11 março 2024