Maestro
Joaquim Silva, mais do que um Maestro
Natural de Setúbal, iniciou os seus estudos musicais em trompete na Banda Filarmónica de Cabrela, aos 10 anos, com o Professor Francisco Veiga.
Frequentou, mais tarde, no Conservatório Regional de Setúbal, os cursos de trompete, com o Professor José Augusto Carneiro; e contrabaixo de cordas, com o Professor Fernando Flores. Concluiu também as disciplinas de Acústica, História da Música e Composição.
É licenciado em Educação Musical no Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Setúbal e continua a frequentar diversas ações de formação em pedagogia musical.
Na área da Direção Musical tem estudado com diversos Maestros: José Brito, Alberto Roque, Henrique Piloto, Délio Gonçalves, Jo Conjaerts e José Ignacio Petir, Félix Hauswirth, José Pascual Vilaplana e Jacob de Haan.
Atualmente é professor de Educação Musical no Ensino Básico e Maestro da Orquestra Baía.
É Maestro da Banda Filarmónica da AMUT desde 2010, e durante estes mais de 10 anos tem sido a peça central do trabalho musical aqui produzido, bem como da evolução notória da Banda. Inovador, criativo e disruptivo por natureza, encontrou na AMUT, finalmente, uma equipa de músicos, diretores e colaboradores à altura dos seus sonhos e, todos juntos, têm trabalhado para os realizar.
O seu espírito agregador e a paixão pela música são claramente motivadores do conjunto de músicos que rege e fazem com que seja fácil reunir ao seu redor um amplo número de músicos amigos.